Contacts Project Coordinator

CDE Petra Patrimonia

Bd des Martyrs couvent des Cordeliers, 04300 Forcalquier

Mail info@bacchus-sme.eu

 

This project has been funded with support from the European Commission.

This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Copyright © 2017 Senscop. All Rights Reserved.

Project references 2016-1-FR01-KA202-023903

BACCHUS SME é um Projeto Europeu que teve o seu início em Setembro de 2016, no âmbito do programa Erasmus+ e que trata do ensino e formação profissional. O projeto será desenvolvido até Dezembro de 2018.

 

Este projeto multidisciplinar reúne organizações Europeias de 6 países diferentes (França, Portugal, Áustria, Itália, Espanha e Bulgária). O projeto é coordenado pela CDE Petra Patrimonia (parceiro francês).

A Europa (UE) é atualmente o primeiro destino turístico mundial e este mercado continuará a crescer pelo sexto ano consecutivo.

 

Apesar das estatísticas anuais do turismo terem revelado um número crescente de visitantes às adegas na Europa, o sucesso do enoturismo como um sector moderno, dinâmico e criativo exige empresários e promotores altamente qualificados, bem como pessoal altamente profissionalizado.

 

É amplamente reconhecido que dentro da indústria do enoturismo os cursos de formação são raros. Por conseguinte, o projeto BACCHUS PME compromete-se a preencher uma lacuna existente na Educação e Formação Profissional no setor do Enoturismo

 

Contexto

 

O sector vitivinícola enfrenta o desafio de explorar o seu potencial e produzir benefícios económicos de forma sustentável. Por conseguinte, esta indústria tem de satisfazer várias expectativas em matéria de desenvolvimento sustentável, crescimento económico, emprego, profissionalização, assim como de coesão económica e social.

 

O projeto BACCHUS SME pretende responder a todas estas necessidades através da criação de uma ferramenta de diagnóstico e da conceção de um curso de formação misto (formação em sala e a distância) que melhore a qualidade dos serviços prestados pelas Pequenas e Médias Empresas do setor do Enoturismo.

O Desafio

 

O projeto BACCHUS SME propõe desenvolver competências profissionais no setor do enoturismo; setor que está agora a dar os primeiros passos para se destacar como um produto turístico com grande impacto nas economias dos parceiros. Um outro objetivo é promover o desenvolvimento organizacional das PME do Enoturismo nas regiões vitivinícolas da parceria.

 

O projeto BACCHUS SME também irá sensibilizar decisores políticos, associações de desenvolvimento local e outras partes interessadas acerca do potencial do Enoturismo e da produção vitivinícola das suas regiões. Facilitando assim o desenvolvimento de outros projetos locais e regionais nas zonas rurais e permitindo o desenvolvimento de uma oferta turística diversificada, viável e atrativa, baseada em detalhes únicos e características magníficas e excecionais.

 

Uma estratégia significativa é apoiar o empreendedorismo e a inovação, a fim de garantir iniciativas de desenvolvimento sustentável para o Enoturismo na UE, bem como melhorar a colaboração entre os decisores políticos e as partes interessadas com o objetivo de potenciar os recursos culturais e naturais existentes.

Objetivos do Projeto

Para atingir os objetivos acima mencionados, os parceiros do projeto BACCHUS SME irão trabalhar para desenvolver o Enoturismo nos países do consórcio, respondendo às necessidades da indústria vitivinícola e às expectativas dos turistas.

 

O projeto BACCHUS SME vai começar com ambas as fases de investigação, a fim de recolher dados sobre pequenas e médias empresas do setor do enoturismo e também sobre as necessidades dos turistas.

 

Com base nas necessidades específicas identificadas nas fases de pesquisa, o consórcio BACCHUS SME desenvolverá uma ferramenta de diagnóstico e um curso inovador de formação mista (formação a distância e presencial) para a formação inicial ou contínua das Pequenas e Médias Empresas do setor do Enoturismo. Este curso online disponível na plataforma BACCHUS SME, melhorará a qualidade dos serviços que os empreendedores e colaboradores das PME do setor do Enoturismo oferecem aos turistas.

 

O curso de formação misto (b-learning) incluirá modelos de aprendizagem inovadores e conteúdos de e-learning que serão suficientemente flexíveis no que diz respeito ao tempo e ao local para responder às necessidades vitais de formação dos empreendedores, promotores e colaboradores do setor do Enoturimo. Espera-se que este curso de formação resulte na melhoria geral da gestão da organização e dos serviços prestados pelas PME do setor do Enoturismo. O curso será testado com vários representantes das PME do setor do Enoturismo.

 

Cronograma do Projeto

Os grupos-alvo do projeto BACCHUS SME são:

 

  • atores e intervenientes chave no sector vitivinícola, tais como os viticultores, os produtores de vinho, as PME vitivinícolas, os empresários do setor do vinho (turismo) e as instituições académicas com departamentos relevantes para o vinho;

  • associações de desenvolvimento local e regional, organismos públicos de turismo, especialistas em enoturismo, representantes das entidades formativas, consultores / formadores e outros.

 

Grupos-alvo